Counter

terça-feira, agosto 01, 2006

Erotismo.


Erotismo é o conjunto de expressões culturais e artísticas humanas referentes ao sexo. A palavra provém do latim ‘eroticus’ e este do grego ‘erotikós’, que se referia ao amor sensual e à poesia de amor. A palavra grega deriva-se do nome de Eros, o deus do amor, Cupido para os romanos, que com suas flechas unia corações, significando hoje
amor, paixão, desejo intenso.




Os antigos japoneses e chineses encaravam o sexo com muito mais naturalidade do que nós ocidentais. Símbolos fálicos eram comuns em altares religiosos e seus seguidores consideravam a vida sexual saudável uma obrigação para a evolução do espírito.

O erotismo masculino é activado pela forma do corpo, pela beleza física, pelo fascínio, pela capacidade de sedução. Não pelo reconhecimento social ou pelo poder. Se um homem pendura na parede do seu quarto uma foto de Marilyn Monroe nua, é porque ela é uma belíssima mulher nua. E se ele tiver de escolher entre fazer sexo com uma atriz famosa, mas feia, ou com uma linda mulher desconhecida, não terá dúvidas em escolher a segunda. A sua escolha é feita na base de critérios eróticos pessoais.

Na mulher é diferente: o erotismo profundamente influenciado pelo sucesso, pelo reconhecimento social, pelo aplauso, pela classificação no status da vida. O homem quer fazer sexo com uma mulher bonita e sensual. A mulher quer fazer sexo com um artista famoso, com um líder, com quem é amado pelas outras mulheres, com quem é respeitado pela sociedade. Mas isso é fácil de entender, se lembrarmos que as mulheres, durante milênios, para se sentir protegidas, aprenderam a erotizar a relação com o poderoso.

Homens e mulheres são ensinados a ser diferentes, sobretudo no que diz respeito à sensibilidade, ao desejo e às fantasias. Numa relação a dois, um imagina o outro como na realidade ele não é, e espera dele coisas que ele não pode dar. O erotismo apresenta-se, então, sob o signo do equívoco e da contradição. Entretanto, a igualdade entre os sexos tende a acabar com esta situação; ambos procuram, cada vez mais, o que os iguala e tentam superar as diferenças. Apesar disso, não deixa de ser surpreendente o fato de que, com todas as diferenças existentes até agora, sempre tenha havido atração entre os sexos e encontros amorosos.